“Baita prazer!” Assim um gaúcho diz a um amigo que está feliz com sua visita. E é assim que eu digo à Jum Nakao, grande personalidade do design e da moda sustentável do país (a mente por trás do histórico desfile de papel), que ter sua “fala” aqui no nosso espaço nos deixa muito felizes. Convidamos você a conhecer o Salão Design 2011, espaço da casa Brasil em Bento Gonçalves, sendo ciceronados por ninguém menos do que o cara que o projetou.
Valeu Jum!
A convite do Sindmóveis, realizei a concepção do espaço do Salão Design 2011, em Bento Gonçalves na Casa Brasil, o mais importante evento da Indústria Moveleira do Brasil.O conceito: propiciar à cadeia moveleira, aos profissionais do setor e à comunidade local uma percepção complexa do design.Para completa imersão nesta experiência, um pensamento urbanístico norteou o mapeamento de uma cidade do design dentro de um galpão de 3.434 metros quadrados. A sinalização reproduzia placas de estrada que convidavam o visitante a navegar por estradas imaginárias dentro do pavilhão F, onde se situava o Salão Design.
A primeira visão já dentro do pavilhão, no alto da rampa de acesso, propiciava uma vista aérea de toda extensão do espaço, um horizonte sem barreiras do início ao fim.
Ao final da rampa, uma larga avenida central conduzia os visitantes a flanar por setores que sobrepunham camadas nesta experiência.Nos setores iniciais, quadras delimitavam espaços intimistas para contemplação com o melhor da produção nacional selecionado peloConcurso Salão Design 2011. Na seqüência do caminho, uma belíssima homenagem ao design integrador de Renato Imbroisi.Novas matérias e aplicações concretas antecediam uma ampla praça.Nesta praça de manifestações, a presença dos melhores escritórios de design e um pequeno auditório fomentavam diálogos e pensamentos sobre o futuro do design.Ao final do percurso, um bar e um restaurante ofereciam acolhimento e restauro à alma do visitante.Nos encontros das ruas desta cidade imaginária, pensamentos se cruzaram, fluxos de idéias encontraram novos caminhos, empresários, criadores e comunidade caminharam lado a lado.As placas que revestiam as fachadas, foram confeccionadas com sobras da indústria local. A composição aleatória dos elementos que compunham estas placas foi realizada por alunos da comunidade. Combinações do acaso, interações improváveis, participação ativa, vislumbramento de novos caminhos. Metáfora e metamorfose através do design. Estes foram os caminhos do Salão Design 2011.
Projeto Tina e Lui
Sinalização Lucas Cuervo Moura
Realização SINDMOVEIS Abraço, Jum.
Fotos gentilmente cedidas por Jum Nakao. Mais fotos dele podem, ser vistas na nossa fan page do facebook.
[WRG id=2736]