Projeto de Cisternas

Captação e reaproveitamento da água da chuva

Você já parou para pensar que a água é o recurso natural mais abundante do planeta?

A arquitetura verde se preocupa com alternativas que diminuem os impactos ao meio-ambiente e economizam recursos naturais, adotando práticas sustentáveis, gerando menos resíduos e prejuízos à natureza.

Uma destas alternativas é o uso de cisternas para o reaproveitamento de água da chuva, o que promove a redução no consumo excessivo de água e uma gestão inteligente deste recurso, através de uma tecnologia simples voltada ao reúso de água.

Composto por uma rede doméstica de captação de água e um filtro especial que possibilita inclusive em tornar essa água em água potável, esta é mais uma solução trazida pelo Arquiteto Luis Maldaner.

Segundo Maldaner, já observamos a escassez de água em diversos pontos do planeta, vide o recente caso de falta de água em São Paulo, e ele complementa afirmando que com a instalação de um sistema de cisternas é possível se tornar auto-sustentável reaproveitando a água da chuva para consumo residencial, e até mesmo comercial.

Uma ótima opção para reaproveitamento de água é a Cisterna Vertical Modular oferecida por algumas empresas aqui no Brasil. São práticas pois podem ser instaladas em qualquer lugar do pátio de uma residência e não requer muita estrutura de instalação.

Mas não abuse da tecnologia e pense no meio ambiente! Mesmo com esta alternativa, as pessoas ainda devem tomar banhos rápidos e, de preferência, fechando o registro ao se ensaboar, pois cinco minutos já são suficientes para higienizar o corpo.

Saiba que um banho de ducha de 15 minutos gasta 135 litros de água em uma casa e 243 litros em apartamento. Já em um banho de cinco minutos e com o registro fechado, esse consumo cai para 45 e 81 litros, respectivamente.

E mais, muito em breve, a água por ser um recurso escasso, deve ser tornar um dos bens mais importantes e caros para a humanidade. Portanto, fazer um planejamento com antecipação pode e vai trazer muita economia e conforto para você e sua família.

Fontes:

http://www.aneel.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/

http://pensamentoverde.com.br