Telhado Verde – Reduzindo o impacto ambiental

A arquitetura sustentável, também conhecida como arquitetura verde e eco-arquitetura, é uma maneira de conceber o projeto arquitetônico de forma sustentável, procurando otimizar recursos naturais e sistemas de edificação que de tal modo minimizem o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio-ambiente e seus habitantes.

Uma forma inteligente de otimizar os recursos naturais é o telhado verde, ideal para áreas urbanas, que estão cada vez menos arborizadas. A tecnologia permite transformar o telhado em um ambiente agradável e, de quebra, mitigar os impactos ambientais.

Por funcionar como um isolante térmico, ajudando a manter a temperatura ambiente, esse telhado melhora significativamente a qualidade do ar e do ambiente, gerando economia em energia elétrica, já que se faz desnecessário o uso de ar condicionado.

Para auxiliar as pessoas nessa mudança de comportamento e na busca por alternativas, o arquiteto Luis Maldaner traz a solução de telhado verde para seus clientes, elegendo plantas que não exijam muita poda e irrigação, mantendo-se verdes por todo ano.

De acordo com Maldaner, desenvolver projetos de telhados verdes podem reduzir significativamente a temperatura do ambiente. Em São Paulo por exemplo, um bairro arborizado para um bairro sem árvores pode ter até 14ºC de diferença na temperatura, no mesmo dia e horário.

Citamos aqui alguns benefícios do telhado verde:

  • Retenção e captação de água da chuva, reduzindo alagamentos e enchentes;
  • Redução das temperaturas urbanas;
  • Absorção da poluição sonora;
  • Novas áreas para o cultivo de alimentos orgânicos;

Fontes:

http://www.aneel.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/

http://pensamentoverde.com.br