Energia Solar – Projeto de Placas Fotovoltaicas

Uso do sol como fonte energia inesgotável e gratuita.

O Sol é uma grande fonte de energia e também a principal fonte de vida em nosso planeta. A energia solar absorvida pela Terra em um ano equivale a 20 vezes a energia que é armazenada em todas as reservas de combustíveis fósseis no mundo, mesmo assim esta última ainda é a mais empregada. Além disso, a energia solar é uma fonte renovável e limpa, ou seja, não emite poluentes.

Esta energia pode ser aproveitada para a geração de energia por meio de diferentes tecnologias em constante evolução. Dentre as técnicas solares ativas mais usadas em residencias e empresas hoje em dia está a energia solar fotovoltaica, capturada através de painéis fotovoltaicos. Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula fotovoltaica solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa ao redor do mundo.

Mas como ela funciona? A incidência dos raios solares sobre o Painel Fotovoltaico produz eletricidade e esta, por meio de um Controlador de Carga, é enviada para Baterias onde fica armazenada para ser utilizada. Outra alternativa de uso para esta energia gerada é conecta-la e compartilhá-la com a rede elétrica, o que garante ao usuário descontos ou mesmo créditos em sua conta de luz, que pode ser utilizado pelos próximos 36 meses.

Desde 2012 é possível gerar a própria energia elétrica graças à resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regularizou a micro e minigeração distribuída no Brasil. A nova legislação permite conectar seus painéis solares à rede elétrica. Se em um determinado ciclo de faturamento a energia injetada na rede pelo micro ou minigerador for maior que a consumida, o consumidor receberá um crédito em energia (kWh) na próxima fatura. Caso contrário, o consumidor pagará apenas a diferença entre a energia consumida e a gerada.

Ou seja, um grande benefício está no bolso de quem opta por esta alternativa de geração de energia, já que é possível perceber uma redução nas despesas na conta de luz no final do mês. Como trata-se de uma tecnologia que exige um alto investimento para sua instalação, o valor inicial assusta em um primeiro momento, mas fazendo uma projeção a partir do que se gasta com a energia elétrica convencional, é possível constatar a viabilidade de um retorno deste investimento entre 6 a 8 anos.

Dentre outros benefícios gerados pelo uso desta tecnologia vale destacar também a contribuição para o meio ambiente. Dependendo da célula, o fator de conversão da luz em energia elétrica pode girar em torno de 16% até 28%. É um índice um tanto quanto baixo, porém essa produção não produz nenhum tipo de resíduo e consequências negativas ao meio ambiente, sendo, por isso, considerada uma fonte de energia limpa.

Preocupado com o meio-ambiente e percebendo a crescente busca das pessoas por esta alternativa sustentável, o arquiteto Luis Maldaner oferece esta tecnologia de captura e aproveitamento de energia solar como solução para a residência de seus clientes.

Se trata de uma excelente alternativa de investimento e preocupação ambiental.

Fontes:

http://www.aneel.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/

http://pensamentoverde.com.br/